Dia do Professor: desde quando? Leia, comente e siga!

Dia do Professor: desde quando?

Em 1994, a Unesco fixou a data de 5 de outubro como o Dia Mundial dos Professores. Seu objetivo era celebrar os professores e destacar o valor de seu ofício, chamando a atenção para a importância da profissão para toda a sociedade. A entidade reconhece que os docentes são fundamentais para manter os alunos na escola e os auxiliá-los a pensar criticamente, processar as informações de várias fontes e trabalhar cooperativamente.

Muito antes dessa data, todavia, em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. A data não era em vão: era o dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila. Por esse decreto, todas as cidades teriam suas escolas de “primeiras letras”. A ideia, que passava pela descentralização do ensino, as disciplinas básicas a se ensinar e mesmo o salário dos professores, infelizmente, não vingou. 120 anos depois do referido decreto, em 1947, é que ocorreu a primeira comemoração propriamente dita de um Dia do Professor. Foi em São Paulo, mais precisamente na Rua Augusta, em uma escola conhecida como “Caetaninho”. Um grupo de professores organizou um dia de parada para evitar a estafa do longo ano letivo – além de congraçar-se e analisar os rumos para o restante do ano. A celebração, que aconteceu no dia 15 de outubro, foi um sucesso e se espalhou pelo país, até se tornar feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. 

Editora Atlas: Jornal do Professor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Camilo Barbosa

Professor universitário: Formação e carreira na docência
  • 1. Formação

    Graduado em Direito pela pela Universidade de Rio Verde (UniRV)

  • 2. Especialização

    Especialista em Direito Processual: Civil, Penal e do Trabalho pela Universidade de Rio Verde (UniRV)

  • 3. Coordenação

    Foi Coordenador do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER (Faculdade Objetivo)

  • 4. Docência

    Atualmente é Professor no Curso de Direito da Faculdade Almeida Rodrigues (FAR) e responsável pela divulgação dos cursos da Instituição de Ensino. Foi professor no curso de Direito da IESRIVER (Faculdade Objetivo) durante 15 (quinze) anos (2002/2017) e também professor na Faculdade Quirinópolis (FAQUI).

    800

    mais de 800 acadêmicos

    50

    Publicações, Congressos e eventos jurídicos

    324

    Orientações

    18

    Organizações de eventos e professor convidado

    Siga-me nas redes sociais

    Me envie sua mensagem

    Ou use os meios abaixo para entrar em contato

    • Rua Quinca Honório Leão, nº 1030 Setor Morada do Sol, CEP 75909-030 | Rio Verde, Goiás
    • +55 64 98105-4555
    • camilobarbosavieira@gmail.com
    • http://www.professorcamilobarbosa.com.br/

    Pages